Exemplo
Aquecidos pela solidariedade
Grupo de amigos realiza campanha e distribui cobertores a moradores de rua de Pelotas
Leandro Lopes -
Por: Débora Borba
[email protected]
Já passava das 22h em Pelotas. O termômetro marcava apenas 7ºC, com sensação térmica de 3ºC, quando Paulo Roberto, o "Mané", foi surpreendido com um cobertor e um saco de dormir. A madrugada fria do ex-eletricista de 56 anos - 20 deles morando nas ruas - certamente será melhor do que a anterior. "Bah, ontem (domingo) tava feio. Mas tenho sorte, sempre tem uns anjos assim", disse ele à equipe de reportagem do Diário Popular sobre o alento recebido.
Mané, como é conhecido o hoje guardador de carros, dorme na ponte da Floriano, próximo ao Pop Center, e foi o último da lista a receber cobertas e roupas na noite fria desta segunda-feira (17). Antes, os amigos Luciano Costa, 35, e Horácio Severi, 42, já haviam passado também pela Avenida Bento Gonçalves, e pelas ruas Professor Araújo e 15 de Novembro. Ao menos 15 pessoas receberam roupas e cobertas novinhas. Na próxima quinta os amigos voltam às ruas, desta vez com lanches para aqueles que não têm um teto.
No caminho, as histórias de quem recebe a coberta são uma lição de vida. Paulo Rogério Farias, 42 anos, conta que tentou por três vezes tratamento para livrar-se das drogas. Perdeu a família e, há dois anos, encara as ruas na esperança de que um dia ainda possa superar a dependência química. Para ele, que tinha apenas um cobertor, a madrugada também será diferente. "Isso aqui é ouro. Vou levar lá pro meu cantinho", contou, referindo-se a um prédio na avenida Bento Gonçalves, onde entra pelas vidraças para passar a noite com maior segurança.
Caminhos do bem
A ideia de arrecadar e distribuir os cobertores teve início com a passagem da Tocha Olímpica por Pelotas, conta o professor Horácio. "A mensagem era fazer o fogo se expandir em solidariedade. Apesar de clichê, começamos a pensar no que poderíamos fazer para levá-la adiante", relembra. Junto com outros quatro amigos - Jeferson Sigales, Gilda Satte Alam, Paola Macedo e Norival Júnior - Horácio e Luciano criaram uma vaquinha online que arrecadou R$ 1,4 mil. O valor será revertido em breve na compra de mais cobertas. As primeiras 60, entregues nesta segunda, foram doadas pela Central da Costura - 45 delas repassadas ao Pronto-Socorro da cidade.
Na quinta-feira, o grupo voltará às ruas para entregar lanches. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato através do telefone (53) 98119 5891.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário